O projeto LAB# é um laboratório experimental em Crítica de Arte que está em atividade em Curitiba-PR desde 2010. O laboratório acontece a partir da imersão dos participantes em encontros que duram de uma a duas semanas. No tempo proposto, a partir dos interesses, pesquisas e trocas que ocorrem entre os participantes, o editorial da publicação é montado e os textos são uma vez produzidos e posteriormente re-discutidos para finalmente serem publicados.
Um dos nossos objetivos é que cada laboratório aconteça em uma instituição diferente, promovendo assim o intercâmbio entre artistas, participantes, profissionais e instituições, bem como mantendo a independência do pensamento e dos textos que estão sendo elaborados, podendo desta forma, ser considerada como uma publicação independente.
O projeto LAB# nasceu de encontros realizados em uma oficina de crítica de arte ministrada por Ana Luiza Lima e Clarissa Diniz na Escola de Belas Artes de Curitiba em 2010. Após a experiência na produção de textos e na publicação Extintor e Vaselina, alguns dos participantes decidiram continuar uma ideia de publicação sobre crítica de arte. A partir dessa vontade, a primeira edição do LAB# aconteceu no escritório de arte da Finnacena de Curitiba com a coordenação de Ana Rocha e Lailana Krinski, a publicação teve tiragem de 100 exemplares. Na segunda edição o LAB# articulou o ISBN e aconteceu à convite do espaço de arte ACASA, com tiragem de 500 exemplares e mesma coordenação. A terceira aconteceu dentro da Faculdades de Artes do Paraná como curso de extensão, com tiragem de 500 exemplares, o projeto foi coordenado desta vez por Lailana e Rafael Budni. A quarta edição aconteceu à convite da 5° Bienal Vento Sul de Curitiba (Hoje Bienal de Curitiba) com tiragem de 1000 exemplares e mesma coordenação. A quinta edição aconteceu a partir do convite dos editores, Lailana e Arthur do Carmo, para que os participantes das edições anteriores enviassem textos atuais para uma publicação comemorativa, foram produzidos 100 exemplares. A sexta edição foi produzido no VI Simpósio de Artes Visuais da FAP com a coordenação de Lailana e Arthur do Carmo, foram impressos 1000 exemplares. A 7° edição foi produzida nos ateliês de Lailana, Arthur e Ana Paula Theis Pererira, foram impressos 100 exemplares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário